Por Dentro das Informações

Por Dentro das Informações


Comitê de Crédito


Segmentação - Informações gerais

 

1.      ADIANTAMENTO DE VALORES PARA PROXIMA SAFRA

1.1.   Quanto cliente fez de Barter?

1.2.   Sobre este faz 20 a 30%

1.3.   Desde que ele tenha área para penhor de primeiro grau considerando produção de 90 sc de milho para safrinha e 45 sc de soja para safra (pois consideramos arrendo)

1.4.   Este valor entra no limite de crédito aprovado pelo setor. Ver se tem limite para este valor com departamento de crédito.

1.5.   Fazendo isto e estando ok verificar

1.6.   Aprovação do preço de compra passado pela Ádria ao cliente. Este primeiro preço não é fixação e sim de base para ver o valor. Fixação só após o LC aprovado pelo Comitê. Neste momento já precisa informar a Ádria se teremos Seguro Agrícola obrigatório para o mesmo.

1.7.   Sobre este valor fazer o deságio de 1,3% para valor presente

1.8.   Solicitar neste momento já a Certidão de penhor para ver se teremos primeiro grau.

1.9.   Assinatura de Contrato de compra/aditivo de adiantamento

1.10.                 Assinatura/registro de CPR de garantia

1.11.                 Enviando a CPR a Cartório já podemos agendar o pagamento com o financeiro com o protocolo do Cartório pois já temos a certidão constando que seremos primeiro grau. Assim já começa a contar os 8 dias necessário para pagamento.

1.12.                  


 

2.      FIXAÇÃO DE COOPERADOS 2021

2.1.   Será feito até 50% da área escrita

2.2.   Iremos considerar 55 sc por hectare

2.3.   Trade de base de preço será de inicio LDC, Cargil e Comigo de Rio Verde e após entrega Balcão Comigo. O cooperado terá como opção as Trading Comigo, Cargill ou LDC no momento da fixação com base preço base

2.4.   A troca cooperado será paga com MP com fixação igual ao faturamento de saída da semente + bônus.

2.5.   Ligar para Adria no 064-99642-4128

2.6.   Lembrando que Contrato de Cooperado deverá esta assinado com novas regras

2.7.   É necessário o de acordo na fixação seja por e-mail ou WhatsApp e posterior assinatura da Fixação

2.8.   Nossos pagamentos de início serão fixo para 15/03/2021

2.9.    Não entrega da MP será entregue com grão comercial.

3.      Assessores de Trade

3.1.   Mapear região de atuação (tudo no Google Earth)

3.2.   Fazer mapeamento do armazém (Prestação Serviços ou comprador de grãos), com contato do responsável, valor tarifa, prazo retirada e capacidade estática

3.3.   Ir pessoalmente nos contatos, conhecer todos, se apresentar nos armazéns

3.4.   Ter uma apresentação semanal das visitas, dos mapeamentos de armazéns, trading, confinamentos, fábrica de ração, usina de etanol

3.5.   Quantidade consumida/compra por mês e/ou ano

3.6.   Destino destes grãos (esmagar, ração, confinamento, exportar, etanol)

3.7.   Preço da região de Anápolis, Uruaçu e toda região deve ser a Nathalia

3.8.   Planilha de preços das principais trading de todas as cidades que atuamos semanalmente

3.9.   Ter histórico de preços, semanal, para porto partindo de suas principais bases. Portos Paranaguá-PR, Santos/Guarujá-SP, Imbituba-SC.

3.9.1.  Principais Portos do Brasil: https://portogente.com.br/portopedia/87168-10-principais-portos-do-brasil-com-infografico

3.9.2. https://costaesmeraldatrading.com.br/blog/os-5-principais-portos-do-brasil/

3.10.                 Levantar junto com todos os consultores as vendas com seguro agrícola

3.10.1.   Quantidade de área

3.10.2.   Mapa das áreas (croqui)

3.10.3.   Fazer fechamento de valor junto com a mesa

3.10.4.   Solicitar contratos e colher assinaturas

3.11.                 Vendas de Grãos

3.11.1.   Ver no BI onde temos sobra (na maioria dos casos iremos já informar a quantia a venda e região)

3.11.2.   Cotar preço na região

3.11.3.   Com preço ver local exato do armazém para análise de frete ou clientes próximos para entrega

3.11.4.   Entrega é úmido (direto da lavoura) ou padronizado

3.11.5.   Será entregue a para retirar

3.11.6.   Data da entrega/retirada de ... a ...

3.11.7.   Ver se o comprador tem credito conosco

3.11.7.1.        Não tendo solicitar Balanço e Contrato Social barter faz um analise rápido com informações de mercado e credito faz a analise apurada

3.11.7.2.         

4.      ANALISE DE CREDITO – CLIENTES COM HISTORICOS VERIFICAR

4.1.   Tem valores em aberto?

4.2.   Tem Valores em atraso?

4.3.   A venda nova esta com valor próximo da ultimo (10 a 20%)

4.4.   A situação atual mudou muito da ultima vez que analisamos crédito?

4.5.   Se tivermos respostas positivas para as questões acima podemos prosseguir com analise simplificada

5.      Alterações em valores / quantidades de contratos de compra/venda

5.1.   Necessário ter um documento interno constando

5.1.1. Número do contrato

5.1.2. Cliente/Fornecedor

5.1.3. Quantidade/valor contratado

5.1.4. Quantidade/valor alterado

5.1.5. Obs: informações básicas da alteração

5.1.6. Campo de assinatura do setor, gestor e diretor.

5.1.7. Pasta de arquivo para possíveis consultas

6.      BARTER FORA DO ESTADO / CESSÃO DE CREDITO

6.1.   Toda negociação que envolva grão e que não podemos fazer a compra, deve ser lançado o pedido nos ERP's em Reais

6.2.   No Cliky Cessão de Crédito do cliente x trading.

6.3.   Deve ser enviado e-mail do pedido no e-mail de barter constando a observação se possível em vermelho  que o pedido deverá ser lançado em reais e que o pagamento sera pago com grãos

6.4.   Observação também se este grão esta fechado ou não na trading.

6.5.   Temos que alinhar essas cessões com Kássia, pois quando vim o numerário da trading vai haver diferença no contas a receber do cliente

6.6.    

7.      Relatorios de armazéns - Marcar

7.1.   Fronteira e Sementes Goias

7.1.1. Compra

7.1.2. Venda

7.1.3. Troca

7.1.4. Compra Fin

7.1.5. Descartes

7.1.6. Troca Fronteira

7.1.7. Troca SGL

7.2.   Everaldo

7.2.1. Compra

7.2.2. Venda

7.2.3. Troca

7.2.4. Compra Fin

7.2.5. Mat prima

7.2.6. Prod 2P

7.2.7. Arrendo

7.3.   Antônio Pimenta

7.3.1. Compra

7.3.2. Venda

7.3.3. Troca

7.3.4. Compra Fin

7.3.5. Mat prima

7.3.6. Prod 2P

7.3.7. Arrendo

8.      Assessores de Barter

8.1.   Fazer apresentação da área de atuação

8.2.   Onde estão os clientes

8.3.   Quem são

8.4.   Tamanho

8.5.   Quanto nos deve

8.6.   Medias

8.7.   Quantidade de visitas nos clientes (só colocar 5x ou 2x)

8.8.   Distancia dos armazéns próximos

8.9.   Planilha constando todos os clientes acompanhado com nome do cliente, consultor, status do risco, valor em R$ e em sc, área plantada, previsão de media.

8.10.                 Quais foram nossos maiores acertos na ultima safra

8.11.                 Onde falhamos, que precisamos melhorar, clientes que por algum motivo não demos atenção e o que nos levou a não ter atenção devida neste cliente

9.      OUTROS

9.1.   Saldo de conta corrente

9.2.   Quem sao os principais nomes de cobranças?

10.   CLIENTES PARA ANALISES PREFERENCIAL

10.1.                 Com todos os dados já em mãos;

10.1.1.   Agrometrika

10.1.2.   Contratos de arrendamento

10.1.3.   IRPF (mesmo que do ano passado)

10.1.4.   Informações comerciais

10.2.                 Clientes que não tem histórico conosco e/ou

10.3.                 Clientes que tem histórico mas vai mudar muito para nova safra. Seja por...

10.4.                   Aumento de limite

10.5.                    Abriu areas novas

10.6.                    Se endividou

10.7.                    Esta muito mais capitalizado

10.8.                 Os dois últimos itens seriam informativos. Se o cliente ja tem historico conosco e não ficamos sabendo destas duas situações, e o limite dele para o ano que vem sera aproximado do ultimo ano nós não iremos coloca-lo como urgente

10.9.                  

11.   Cadastro

11.1.                 (  ) Ficha de cadastro padrão

11.2.                 (  ) Documentação de cadastro padrão

11.2.1.   (  ) Copias de CPF, RG – dos cônjuges

11.3.                 (  ) Consulta Serasa e TJ imediata e trimestral

11.4.                 (  ) Certidão de casamento, IRPF, Comprovante de endereço, - anual

11.5.                 (  ) se for casado cópia também do Cônjuge.

11.6.                 (  ) Contratos das áreas que planta

11.6.1.   Se for Arrendada (cópia do contrato)

11.7.                 (  ) se for própria certidão de Inteiro Teor Atualizada (resumo das hipotecas)

12.   (  )   Certidão de Penhor – por safra (olhar safra anterior e seguinte)

13.   Com a certidão em mãos fazer um resumo dos penhores:

13.1.                 Quantas sc total? 

13.2.                 Em quais áreas estão?

13.3.                 Quantas sc/hec esta penhorada?

14.  
    * Matricula 12.102 - de 140 hec tem 4.500 sc para BB – 

15.  
    *  Matricula 17.012 - de 400 hec tem 9.300 sc para Rabobank - (Então podemos entrar em segundo nesta área).

15.1.                 *De 0 a 10 qual a possibilidade de vim direto para nós?

16.  

Exemplo que acontece muito.

 

17.   Fez venda e consultor solicitou para não colher assinatura ou não registrar CPR. Isto só pode acontecer com a autorização do supervisor de crédito, gerente comercial ou gerente de negócios. SEMPRE passar e-mail para gerente da loja copiando os três acima solicitando autorização.

 

18.   ***Chega a informação que o produtor planta 2.100 hec e em area propria.

19.  
***Em seguida chega o relatórios dos penhores com as seguintes matriculas, tamanhos da area e penhor:

20.   *****M-17.590        - 850 hec - 38.500 sc – Dreyfus

21.   *****M-28.001/702 - 408  hec - 29.500 sc – BB

22.   *****M-218              - 192 hec - 7.500 sc  -Comigo

23.   Esta soma dá 1.450 hec. Cade as 650 para fechar 2.100 informado anteriormente?

 

24.  
 

24.1.                 (  )  Pesquisas Comercial Padrão – a que a empresa indicou e não o cliente - 3 Ref. Comercias de Revendas da Região (lojas de maquinas agrícolas, Trading, Distribuidor de combustível, Aplicação Aérea)

25.  
i.Parecer do consultor sobre o cliente:

26.  
         i.     Como foi a produção na ultima safra e safrinha?

27.   ii.   Área faz safra e safrinha (importante para receitas ou despesas em áreas que nao é viável)

 

28.   COLHEITA

28.1.                 Começou a colher:

28.1.1.   Pra onde está indo o grão? Em nome de quem? Dreyfus. Se temos penhor tem que avisar na Dreyfus para não pagar.
Se tiver enviando em nome de outro que não tem penhor temos que tomar uma decisão urgente.

28.1.2.   Como esta a produção? Se tiver colhendo média baixa já temos que tomar decisão.

28.1.3.    

28.2.                  

29.   iii. Caráter (qual é o conceito dele na praça);

30.   iv. Como foi a compra de adubo para próxima safra (a vista, a prazo, pegou dinheiro no banco e comprou?
Cliente tem habito de fixar soja antecipado (cessão de credito)? 
           E a sementes de soja como comprou (se a vista: foi com recursos próprios ou banco?)
           Tem soja ou milho guardado?

31.  
Tem silo na fazenda?

32.  
 Tem outras atividades? ____ Qual ____________ (rentáveis? ou que desvia recurso da lavoura para esta?)

33.  
            Cuidado com a origem da semente.....    

 

34.   j.      Curva ABC de cliente

34.1.                 Até que valor (por hectare) iremos trabalhar:

35.   ii.     Duplicata simples

36.   iii.     Duplicata com aval

37.   iv.     CPR (com ou sem aval)

38.   v.     CPR com cessão de crédito

39.   vi.     Hipoteca

40.   Atenção especial:

40.1.                 Certidão de Bens Junto aos Cartório de Imóveis (que mora e planta)

40.2.                 Certidão da Situação do CPF junto a Receita Federal

40.3.                 Certidão das Inscrições Estaduais junto ao Sintegra

40.4.                 Os CPFs de todos os envolvidos com o cliente se estiverem vinculados no dia a dia da lavoura (filhos, genros/noras, sogro/nora, etc)

 

41.   CDIA obrigatório para sócios ANDAV

 

42.   Informações Importantes:

42.1.                 6.1  -Quem São?

 

43.   São produtores, mora em ___ e passam toda a semana na fazenda aqui em ____, o pai toca a lavoura com seus dois filhos ___ e ____  e o outro filho _____ toma conta da parte de pecuária da fazenda. Estao na agricultura na região desde ____

 

44.   6.2 -O que Fazem ?

 

45.   Trabalham exclusivamente do campo, parte agrícola e pecuária.

 

46.   6.3 - Como foram sua produções dos últimos anos?

47.   Vem colhendo uma media de 55 sacas de soja/há com as variedades da __, esse ano mudou de variedade plantando 80% da área de ___ e os outros 20 % de ___ 

 

48.   6.4 -Comentários do cliente na Praça e Região?

49.   Tive boas referencias da família, são fieis com a ___ e  ___ fazem negócios a muitos anos com essas duas empresas  +_ umas 12 safras, e a poucos anos com a ____ nos defensivos de Acreúna.

 

50.   6.5 Fixação futuras

51.   Fixou _____ mil sc com a ____ a R$ ___,__ com vect para __/___/_____ nao tem compromisso com esta soja e pode nos dar de garantia (Cesao de credito)

 

52.   6.6 -Porque Vender?

 

53.   Por que plantam ___ % em areas proprias somando um total de ___ /há proprios e ___ de arrendo, e são cliente potenciais para o grupo Tec Agro, possuem uma boa estrutura de maquinarios, maquinarios bem conservados, eles mesmos  tocam o negocio, esta plantando uma area de cana de ___/há esse ano,  ano que vem virara 150/há de cana de açúcar. 

 

54.   6.7 -Porque Não Vender ?

55.   Encontramos um processo Recente, em nome do Filho Mais Velho, _______ processo do Banco do Brasil. E a esposa tem ___ protestos no Serasa.

 

56.   6.8 - Minhas consideracoes finais:

 

57.   -Já estou visitando esse cliente a quase dois meses e observei que são muito serios e fechados com seus negocios, são muito fieis onde compram, e suas lavouram esse ano ate o presente momento esta em bom estado, soja muito bonita, fez calagem em 50 % da area esse ano, e tem projeto para implatação de 2 pivo  de 150/há em suas areas, nos proximos anos.

 

 

 

 

 

Para fazer barter no disponivel:

58.   Onde está o milho ( ) armazém geral ( ) bolsa 

59.   Roteiro 
Ver custo de armazenagem se formos carregar para venda futura

59.1.                 *Granjeiro esta comprando e quer carregar daqui a 30 dias. Fica a armazenagem/quebra por sua conta?

60.  
O que estamos vendendo? 

60.1.                 *( ) ste soja é um tratamento- nossa indústria 

60.1.1.   *( ) ste milho ou defensivo é outro (no osso?)
   *( ) Pagar conta em aberto é totalmente diferente

 

 

 

 

61.   Próximos Passos:

62.   Qual o Software de gestão de credito que as empresas envolvidas usam (Agrometrica, Serasa, outra)?

63.   Como compartilhar os custos do Agrometrica igual o Serasa hoje tem (empresa que compra um numero de pesquisa maior e revende)?

64.   CDIA permite que se mantenha clientes com dividas renegociadas? Existe outros software que pode fazer isto (Cliky)?

65.   Fazer reunioes regionais na area de credito

66.   BACEN - SCR - http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/scr.asp#5

Documentação necessária: 
http://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/cadsis/doc_pf.asp

Endereços para ir presencialmente: 
http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/centaten.asp 


O endereço deste Banco Central para solicitação de relatórios por correspondência é:

67.   Banco Central do Brasil

68.   Divisão de Atendimento ao Cidadão

69.   SBS Q. 3 Bloco B – Ed. Sede – 1º SS

70.   CEP 70074-900 Brasília (DF)

 

71.   Para Implantar Sistema

72.   Perguntas:

73.   Iremos usar este modelo na integra?

74.   (  ) A- Sim
(  ) B- Não
 2- Quais itens podemos acrescentar ou eliminar?
A - ______________
B - ______________
C - ______________
D - ______________
E - ______________

 

 

 

 

 

 

 

ROTINAS:

 

75.   Resumo das 3 safras (atual e duas para frente)

76.   Gestão:

76.1.                 Como estão os recebimentos em Reais e Barter

76.2.                 Como estamos com documentação de safra e safrinha

76.3.                 Como estamos com endosso?

76.4.                 Acompanhamento de lavouras. Temos clientes com luz amarela?

76.5.                 Quais estão abaixo da media?

76.6.                 Tem algum que pode ser comparados com problema que tivemos no passado?

76.7.                 Saldo de milho e soja nos nossos armazéns

76.8.                 Como estão nossas fixações por CNPJ?

76.9.                 Como estão nossas fixações por local de entrega?

76.10.              Fixação futura de soja/milho (quanto estamos vendido) x no último ano

76.11.              Futuros: tem algo temos que fazer ou posição a desmanchar?

76.12.              O que fizemos de CBOT, B3, Dólar são hedge para carregar até final ou desmontar?

76.13.              Como estão as fixações da 2P e Parceria?

76.14.              Lista de clientes com Termo de Funrural indefinido

76.15.              Lista de clientes com Termo de Royalties

77.   CENARIOS

77.1.                 Como está o plantio no brasil neste momento?

77.2.                 As exportações?

77.3.                 Qual o cenário para dólar a curto/longo prazo?

77.4.                 Plantio de milho safrinha: PR, MT, MS, GO   

77.5.                 Colheita de soja brasil

78.   Barter Fornecedor – Quanto compramos de cada e como estão as garantias/cessões das compras realizadas nesta Modalidade:
          

78.1.                 Dow/Corteva

78.2.                 Monsanto      

78.3.                 Bayer   

79.   DENTRO DA SAFRA

79.1.                 Qual status das entregas de grãos feito na Modalidade Troca, Compra ou Compra Financeira?

79.2.                 Como estão os acompanhamentos de colheitas (relatórios, luz amarela)?

79.3.                 Consultores: como esta os plantios dos clientes de risco?

79.4.                 O que temos sendo carregados no momento e qual status destes carregamentos? 

79.5.                 Como estão nossas capacidades estáticas neste momento?

79.6.                 Onde podemos ter GAPs? E quais estratégias para estes possíveis GAPs?


 

80.   Analise de Viabilidade de prazos na venda de Grãos

80.1.                 Pega preço do primeiro mês

80.2.                 Soma valor do custo da armazenagem

80.3.                 Soma tmb valor da quebra técnica (0,3% a.m.)

80.4.                 Este total / pelo mês seguinte

80.5.                 Este resultado é a taxa de correção liquida para ver viabilidade do negocio.

81.   Compra Financeira

81.1.                 Credito informa para Departamento de trade valor em aberto do cliente

81.2.                 Este faz uma compra do cliente no valor deste valor em aberto com a observação contida no corpo do e-mail

82.   Graos entregues excedentes

82.1.                 Sera informado ao financeiro a necessidade de pagamento com a anuência do credito para verificar possíveis compensações.

82.2.                  

 

Envio de valores – chamada de margem

82.3.                 Recebemos um email da corretora informando o saldo negativo do momento do dia anterior

82.4.                 Mandar os anexos para o grupo santander e fcstone, coloca em cópia Ana, Kener, Adenilton e Carlos

82.5.                 Provisionar numerário com financeiro

82.6.                 Fechar câmbio com Santander

82.7.                 Quando receber o contrato de câmbio do Santander, enviar para financeiro e fcstone.

82.8.                  

82.9.                  

83.   Armazens 11/5

83.1.                 PARAUNA 19k

83.1.1.   16,5 Cereal

83.1.2.   2,3 LDC

83.1.3.   0,2 CRMR

83.2.                 SHEGO 33,5k

83.2.1.   32 Cereal (iremos ficar 12k)

83.2.2.   1,5 Fronteira/Gavilon

83.3.                 Rio Verde – 4,3k

83.3.1.   0,7 Glencore

83.3.2.   0,6 LDC

83.3.3.   1,5 Descartes que iremos usar no lugar dos default

83.3.4.   0,5 clientes

84.   Armazens 25/5

84.1.                 PARAUNA 10,5k

84.1.1.   10,0 Cereal

84.1.2.   0,2 CRMR

84.2.                 SHEGO 20,8k

84.2.1.   19,5 Cereal (iremos ficar 12k)

84.2.2.   1,3 Fronteira/CHS

84.3.                 Rio Verde – 2,5k

84.3.1.   0,3 CJ

84.3.2.   1,7 Descartes que iremos usar no lugar dos default (venda)

84.3.3.   0,3 CRMR

84.3.4.    

84.3.5.   NAS = Nutrien

 

 

Emerson = Sup tesouraria, desde 2012. Itapetininga,

            Marcio desde 2009, capitação e destinação de recursos, Geisiele apoio ao Marcio.

Flaviana – 8 anos, Gimena 6 anos, Luciana 2

Fernanda AGC = 3 anos. Analista de tesouraria + Bruna que esta desde 2011

 

Amanhã apresentação do Leandro para o grupo Tec Agro.

A partir de amanha podemos interagir direto com o pessoal das filiais para duvidas, unir relatórios, etc

Follow-on da reunião anterior = fazermos um workshop para capitação de finanças para todo o time. Com exemplos práticos (do nosso dia a dia)?

 

Fernanda (siglas, termos, palavras): Seria para todo os times (quais)? Desafio é manter o foco/interesse pois vamos ter pessoas com conhecimentos bem diversos

Como linkar isto com nosso dia a dia Nutrien?

Luciana Mercado? Modelos de empréstimos (quais linhas de empréstimos? Como encaixar? Como inovar?)

 

Valor do dinheiro no tempo; Finanças corporativos; Balanço Patrimonial DRE, Fluxo

 

Como esta pensando de Estrutura

Barter é tesouraria ou credito.

Incluir Mariane e Carlos na reunião mensal de leaders (essencial)

Iniciativa de terceirizar parte.

·        Cobrança para clientes menores

·        Documentação cadastral

·        Atualização do agrometrika

·        Não perder pessoas para o tamanho que queremos ser

Seria importante falar com a Priscila tmb (já falou com Patrícia, Mariane, Carlos)

Quatro linhas de report.

·        Credito estratégico

o   Campo: Patrícia, Priscila, Katiany, Leila. Estar próximo cliente

·        Credito operação (Coordenadora/Supervisora Regional Centro Norte)

o   Cobrança, analise de limites, fornecedores, Serasa. Agrometrika

·        Barter

o   Regional

§  Centro norte

§  Sudoeste e

§  Agrichem

o   Vamos dar um projeto para o Carlos no Sudeste?

o   Podemos formar alguém para o negócio?

o    

o   Talvez Agrichem vender Lovelim para Nutrien, Tec Agro, Agrosema

 

 

Tulio, Gabriel, Brizolla, Lima

 

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